Coruja Maruja: aluga brinquedos e incentivo ao consumo consciente

por Mami Canguru em ,
30/09/2014

Mamis, achei fantástica essa ideia! Aluguel de brinquedos, confiram só:

Coruja Maruja é um site de aluguel de brinquedos criado pela Socióloga e mãe Anelise Vaz Kaminski. No caso de Anelise, a necessidade trouxe a oportunidade. Quando se tornou mãe, constatou que seu filho se cansava rápido demais de seus brinquedos. Na tentativa de mantê-lo entretido e estimulado, ela inventava novos brinquedos com o que achava em casa, mas logo ele se cansava também. As coisas perdiam a graça. E seus olhinhos investigadores de cientista do mundo pediam novidades. Foi então que ela percebeu que todos os bebês eram, em grande medida, assim, e que esse comportamento fazia parte de um desenvolvimento saudável. Anelise resolveu que queria alugar brinquedos para seu filho. Procurou alguém que oferecesse o serviço em Florianópolis e não encontrou. Então teve a ideia de ela mesma oferecer o serviço. Com a ajuda do marido criou o site www.corujamaruja.com.br, que foi ao ar em fevereiro de 2014 e desde então não para de crescer.

Para Anelise, brincar é muito importante durante toda a infância, já que é por meio da brincadeira que bebês e crianças descobrem o mundo e desenvolvem habilidades. Mas, brinquedos de qualidade custam caro demais para o pouco uso que as crianças fazem deles. E mesmo que tivesse condições de comprar um grande número de brinquedos mensalmente, teria que arranjar lugar em casa para guardá-los, mantê-los sempre limpos e seguros, e seu filho, possivelmente, se tornaria um pequeno consumista desde o berço, convencido de que possuir coisas é o caminho mais curto para a felicidade. “Não é nisso que acredito, não queria enchê-lo de brinquedos, mas queria que ele pudesse brincar com todos, à vontade, até cansar”, diz.

coruja maruja aluga brinquedos e incentivo ao consumo consciente - anelise coruja maruja cred foto claudete santana lago

A Coruja Maruja nasceu para tornar isso possível. Desde o início, foi tudo pensado e estruturado, na certeza de que o compartilhamento de brinquedos é melhor para pais, crianças e para o planeta. Assim, através do aluguel de brinquedos, as crianças podem brincar com um número máximo de brinquedos, usufruir bastante deles, se divertir até cansar, e logo trocá-los por outros, sem apegos, sem preocupações, sem gastos excessivos, em consonância com os valores atuais de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Para Anelise, “a construção de um mundo melhor depende da construção de uma infância feliz. E isso é tarefa para mamães e papais corujas”.

Como funciona:
Receba em sua casa um Kit-Coruja, com vários brinquedos educativos de qualidade. As crianças ficam com os brinquedos por um mês, tempo suficiente para brincar e aprender, pois crianças pequenas geralmente se cansam fácil dos brinquedos. Passado esse prazo, o Kit-Coruja pode ser trocado por outro, ou simplesmente devolvido, de acordo com o plano escolhido.
A escolha dos brinquedos segue uma proposta pedagógica de estímulos ao desenvolvimento, considerando que o aprendizado de crianças pequenas se dá principalmente através do brincar. Os brinquedos são entregues higienizados e embalados individualmente.