Cuidados cosméticos na gravidez: Rosto

por Mami Canguru em ,
16/12/2013

Como estão, mamis???

Bom, como prometi, vou começar a falar um pouquinho da minha experiência nesta segunda gravidez. Quando fiquei grávida da baby, não me preocupei muito com cosméticos anti-idade e parei de usar tudo o que estava na minha rotina, já que estava “na casa dos 20 e poucos…kkk”. Fiz uso somente do filtro solar e pronto.

cuidados cosmeticos na gravidez rosto - gravidez

Agora é diferente, já sou uma “trintona”, então ao descobrir a gestação fui logo me informando sobre o que poderia usar ou não.

Comecei na consulta com a obstetra, que me liberou somente o filtro solar com fator UVA/UVB e fator altíssimo, já que minha pele é super clara e tem tendência à sardas e manchas. No entanto, me deixou à vontade para consultar uma dermatologista, que seria a profissional mais adequada para indicar os produtos que eu usaria nesta fase.

Levei para a dermatologista “duas pequenas sacolas” com tudo o que eu usava: loções de limpeza, tônicos, demaquilantes, esfoliantes, máscaras e cremes anti-idade para rosto e olhos. Além disso, alguns itens de maquiagem que possuem em sua fórmula ativos de tratamento anti-age.

Os ativos proibidos são:

  • ácidos hialurônico (presente nos tratamentos anti-idade)
  • ácido retinóico (presente nos tratamentos anti-idade)
  • ácido salicílico (atenção, pois ele está na maioria dos produtos de limpeza!)
  • uréia (presente em hidratantes para o corpo e pés)

Das minhas sacolinhas mágicas (sim, sou #aloka dos cremes) fiquei quase sem nada, pois a dermatologista foi retirando todos os produtos que continham ativos que prejudicam o bebê.

Em resumo, fiquei somente com meu sabonete de limpeza, pois não continha ácido salicílico, e um esfoliante para o rosto natureba que só continha sementes de damasco e pêssego. Ela me apresentou o ácido azelaico que serve para tratar as indesejáveis espinhas, e também para dar uma esfoliada no rosto.

Ah! O famoso BB Cream ela também pediu para evitar, pois ele contém ativos anti-idade. Fiquem atentas à maquiagem com tratamento também, mamis!

Minha rotina de cuidados para o rosto ficou restrita, vejam só:

  • Limpeza: sabonete líquido sem ácido salicílico
  • Protetor solar com cor, proteção UVA e UVB
  • Hidratante para o rosto sem quaisquer ativos antiidade
  • Azelan (ácido azelaico) para espinhas e manchas
  • Bepantol (sim, o famoso!) para a área dos olhos

Prefiro não especificar marcas, pois há produtos de várias marcas e preços no mercado. No entanto, se quiserem alguma indicação, é só perguntar nos comentários, ok?

Então mamis, o que acharam? Se tiverem outras dicas, deixem nos comentários!

Em breve volto com um post sobre os cuidados para o corpo, combinado?

*imagem: google