Dr. Canguru está de volta! Tema de hoje: leite contaminado.

por Thiago Demathé em
01/10/2012

dr canguru esta de volta tema de hoje leite contaminado - leite2

Olá Mamis, tudo bem?

Bateu a saudade e resolvi voltar a escrever para o Mami Canguru. Estou super feliz com o retorno! Agora arrumando um pouco mais de tempo para ficar on line e trocar experiências com as Mamis e Papis que passam aqui pelo Blog.

E para começarmos direito, vamos falar sobre a tal contaminação do leite que deixou algumas crianças hospitalizadas nos últimos dias. A vigilância publicou alguns documentos falando sobre o assunto, o qual vou compatilhar com vocês. Tentarei traduzir alguns termos difíceis, coisa de médico mesmo… hehehe. Se eu falar difícil (ou se vocês não entenderem a minha letra… hehehe) é só pedir pra eu explicar denovo!

A partir do dia 20 de setembro, a vigilância sanitária recebeu notificação de casos suspeitos de intoxicação pelo consumo de leite pasteurizado da marca Holandês, aqui em Santa Catarina. Desde então, os médicos e serviços de saúde foram alertados para o possível problema. Até o dia 26 de setembro, foram notificados 26 casos suspeitos de metemoglobinemia após consumo do tal leite. Desses, houve a notificação de apenas 1 adulto. Todos os outros casos ocorreram com crianças menores de 5 anos.

Mas o que é essa tal de metemoglobinemia e por que ela pode ser tão grave? O leite foi contaminado por nitrito, que é uma substância utilizada como conservante. O nitrito em excesso faz uma reação no sangue (oxida o ferro que está dentro da hemoglobina), tornando o transporte de oxigênio mais difícil. Essa reação, chamada metemoglobinemia, faz com que o paciente apresente sintomas de falta de oxigênio: lábios e extremidade dos dedos ficam azulados (cianose) e falta de ar, que pode chegar até a uma insuficiência respiratória grave.

Segundo a Vigilância Sanitária, todos os produtos da marca citada foram retirados do mercado, não havendo necessidade de pânico. De qualquer forma, se alguém apresentar alguns desses sintomas e tiver consumido o tal leite suspeito, deverá entrar em contato com o CIT (Centro de Informações Toxicológicas), pelo telefone 0800-643-5252.

Lembro que o leite é a principal fonte de cálcio da criança e não deve, de forma alguma, ser deixada de lado. Claro que esse foi um sustinho básico, e que todos ficamos meio apavorados ao ver a quantidade de crianças intoxicadas, mas agora está tudo mais tranquilo e as providências devidas já foram tomadas.

Aproveito para lembrar que a criançada precisa de 2 a 3 porções de leite por dia para manter o cálcio em dia. Isso significa aproximadamente 500ml de leite ou 1 copo de leite e outro de iogurte, ou ainda 2 fatias de queijo podem substituir 1 copo de leite. To falando iogurte, não to me referindo àquele que tem o nome no diminutivo e é vermelhinho, ok?! Hehehehe

Boa semana e bjoks pra vocês!

Tio Thiago.