Eu já me vacinei, e você?

por Thiago Demathé em
18/04/2010

Olá mamis! Finalmente consegui voltar e escrever aqui no Blog da Mami Canguru. Já estava com saudades de vocês, sabiam?! Antes de falar sobre alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose, sou obrigado a dizer que estou vacinado! Claro! Levei a picadinha da tão temida vacina para H1N1. Estou vivo, a perna não caiu (nem doeu), não peguei gripe, não tive febre…
Só para lembrar: a vacina da gripe já está disponível nas clínicas Arco Íris e Tio Cecim. Chegaram poucas doses, e estão saindo rapidinho. O melhor a fazer é deixar o nome na lista de espera das clínicas e aguardar para ser chamado. Infelizmente os laboratórios não deram conta de fazer uma quantidade suficiente para disponibilizar na rede privada, por isso essa encrenca toda.
A vacina disponível nas clínicas, ao contrário da rede pública, é a combinada. Isso significa que em uma picadinha de nada (que nem dói!) você estará se protegendo contra o H1N1 e contra duas cepas da gripe sazonal (aquela mesma vacina da gripe de todos os anos).
Crianças com até 2 anos, 11 meses e 29 dias deverão receber ½ dose da vacina (0,25ml) e um reforço, também de 0,25ml após 30 dias. Crianças de 3 a 9 anos (8 anos, 11 meses e 29 dias) receberão 2 doses (0,5ml cada) com intervalos também de 30 dias. Crianças com 9 anos ou mais e adultos deverão receber uma única dose de 0,5ml.
Você deve estar se perguntando: porque crianças até 9 anos recebem 2 doses e os adultos, que são maiores e mais pesados, recebem apenas uma? Acertei?! É dessa forma porque o sistema imunológico dos pequenos ainda não está funcionando a todo vapor, sendo necessário dar uma mãozinha para que os anticorpos não esqueçam de como é o vírus que devem combater. Nos adultos, os anticorpos já estão mais ligados, já sabem como fazer o trabalho. Assim, ao receber a vacina, eles rapidamente memorizam a cara do sujeito (o vírus), e exercem prontamente o seu papel: nos defender! Ficou claro agora?
Com relação à gripe, é isso. Nos falamos no próximo post! Tchauzinho mamis!