Férias sem grilo!

por Thiago Demathé em
13/01/2013

ferias sem grilo - ferias1 270x266 custom

Enfim, as tão sonhadas férias! Um ano inteiro trabalhando, querendo estar mais pertinho dos filhos… e agora tudo isso é possível! Já cansou? Sério? Saudade do trabalho? Não, não, não! Agora é hora de ser mami e papi de verdade! De curtir junto os bons momentos em família. De inventar brincadeira, tirar a criançada da frente do computador e do vídeo game, de inventar moda! E para que as férias sejam registradas nas páginas dos bons momentos, resolvi lembrar algumas coisas importantíssimas, que garantirão um final feliz, com todos os personagens sãos e salvos! Pelo menos salvos!

A praia é um lugar mágico! Tão mágico que faz a criança mudar de cor, de uma hora pra outra! Então, pra gente não degustar deste feitiço amador, lembremo-nos do velho amigo protetor solar. Mas para que ele consiga realizar o seu papel de forma eficiente, temos que observar o seguinte: protetor de péssima qualidade não serve; protetor com perfume e cor não presta; protetor abaixo de 30 nem deveria ser fabricado; e, protetor vencido só deve ser passado em quem… deixa pra lá! Aplique o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplique depois de 2 horas ou depois de sair da água. Nem vou falar sobre os horários adequados para a exposição ao sol. Devo falar? Está bem, eu falo! Praia só antes das 10 e depois das 16 horas. Se a criança aparecer tostada no meu plantão, serei obrigado a acionar o Conselho Tutelar! Ops… to brincando! Mas que dá vontade, dá!!

As férias não são férias sem uma boa comidinha. Claro que não pode faltar uma porcaria de vez enquando né?! Como desidratamos com facilidade, vamos dar preferência às frutas que contém mais líquido, como melancia, melão, laranja e tantas outras. As verduras e legumes também devem ser lembrados. Este é um ótimo período para saborearmos um bom peixe e outros frutos do mar. Mas nada de exagerar no sal e na fritura! Água deve ser oferecida a todo instante e o suco (natural), no horário dos lanches e após as refeições principais. Água de coco só para os maiores de um ano e depois de suarem bastante, pois contém muito sódio. Refrigerante? Não né?! Ah! Um sorvetinho ou picolé de frutas pode ser a sobremesa. Mas escolha aqueles com frutas de verdade e menos açúcar.

Por fim, férias de verdade tem brincadeira de rua! Skate, roller, patinete, bicicleta, bola! Deixe de preguiça e bora brincar com seu filho! Aproveite pra relembrar os velhos tempos de criança. O que? Você também não saía do computador e da frente da televisão?! Então aproveite para aprender uma nova forma de ver a vida, com céu azul e o calor do sol. Além de mais feliz, você vai aumentar a quantidade de vitamina D, o que é ótimo para os seus ossos. Mas não esqueça dos dispositivos de segurança: capacete, cotoveleira, joelheira, narigueira (ops! brincadeira!)… pra criança e pra você! Afinal de contas, mami que é mami, além de gostar de curtir o filho, dá bom exemplo! Boas férias!