Semana da amamentação na clínica Tio Cecim

por Mami Canguru em
02/08/2012

Hoje a Clínica Tio Cecim iniciou mais uma ação bacana: a Semana do Aleitamento Materno.

semana da amamentacao na clinica tio cecim - aleitamento materno

“Desde 1992 é comemorada a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) entre os dias 1º e 7 de agosto. Idealizada pela World Alliance for B reastfeeding Action (WABA), ela é comemorada em mais de 150 países com a intenção de promover o aleitamento materno, divulgando sua importância como alimentação exclusiva do bebê até os 6 meses de idade.

O estímulo à amamentação deve acontecer durante toda a gravidez, elucidando para as gestantes possíveis dúvidas em relação ao ato. Dicas de como preparar os seios e aprender a posição certa de o bebê mamar são muito importantes, tendo em vista que muitas mulheres abandonam o aleitamento por conta de rachaduras e dores durante a amamentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas (UNICEF) preconizam que sejam seguidos os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” ainda na maternidade. Essas recomendações visam à criação de normas e rotinas para proporcionar a todos os bebês o melhor começo de vida possível, criando um ambiente de apoio ao aleitamento materno. As instituições que seguem esses passos ganham o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e, para renová-lo, há uma reavaliação a cada três anos. Aproximadamente 28% das maternidades do mundo (cerca de 20 mil), espalhadas por mais de 170 países, já são credenciadas na IHAC. No Brasil, 335 maternidades já possuem esse credenciamento.

A amamentação é um momento único. É o amor entre mãe e filho simbolizado num gesto de ternura e entrega. Mais do que as muitas qualidades do leite materno, a criança ganha com o contato natural com a mãe. Um momento mágico, valorizado por todas as culturas, em todos os tempos.”

Divulguem esta ideia! Amamentar faz bem para a mãe e para o bebê!