Volta às aulas: Dicas para montar uma lancheira turbinada!

por Mami Canguru em ,
17/01/2014

Ahhh…as férias estão acabando!

Tudo pronto para o ano letivo que se iniciará em alguns dias?

volta as aulas dicas para montar uma lancheira turbinada - lancheira 01 resize

Hoje trouxe para vocês dicas da nutricionista Fátima Miquelim, que ensina a montar uma lancheira saudável e gostosa:

“1. Escolha da lancheira: O melhor é adquirir uma lancheira térmica que conserva mais os alimentos, outra opção é colocar saquinhos ou pequenas placas com água que podem ser congelados e colocados dentro da lancheira, o que dará mais segurança para que os alimentos não estraguem principalmente em dias mais quentes. Embale as frutas e os lanchinhos em papel alumínio, use também potinhos e saquinhos próprios para alimentos. O suco de fruta natural deve ser feito um pouco antes de preparar a lancheira e colocado em garrafinha térmica bem fechada.
2. Limpeza e Higienização: A lancheira deve ser limpa diariamente para retirar todos os resíduos de alimentos, usar uma esponja macia com água e detergente neutro, retirar detergente e secar bem. Uma vez por semana lavar a lancheira utilizando no final um pouco de água com água sanitária para higienizar.
3. Horário de preparar a lancheira: A lancheira deve ser preparada um pouco antes de levar a criança para a escola, não sendo possível, no dia anterior prepare a porção dos alimentos e bebidas deixando-os higienizados e embalados dentro da geladeira, e pela manhã é só colocá-los na lancheira na hora de sair com a criança.
4. Escolha dos alimentos: é importante considerar a idade do seu filho na hora de escolher os alimentos. As crianças pequenas precisam de porções menores, observar a consistência ideal para idade e que seja fácil para comer. As crianças maiores têm mais opções de alimentos. Devemos ensinar as crianças a comer corretamente e a fazer boas escolhas de alimentos, utilizando lanchinhos saudáveis, sucos, achocolatados e frutas, também uma ótima opção é colocar na lancheira uma porção com tomatinho uva sweet grape, que faz bem a saúde e é muito gostoso para comer in natura. Uma lancheira saudável deve ser rica em fibras e nutrientes que auxiliam no desenvolvimento, crescimento e manutenção da saúde das crianças.
5. Alimentos que devem ser evitados: Em qualquer idade devem ser evitados alimentos que prejudicam a saúde das crianças. Estão vetados: salgadinhos industrializados, guloseimas, coxinha e outros salgados fritos e gordurosos, bolachas recheadas, chocolates em excesso e refrigerantes.”

A nutricionista afirma que com planejamento e um pouco de vontade, a lancheira pode sim ser turbinada e nutritiva!

Fonte: Grupo NK/Rojas Comunicação